Semana 2 - Como validar nossas ideias?

Olá, empreendedores!

Na última semana, entendemos a importância de validar uma ideia e as etapas do processo de validação. Agora, iremos entender como realizar esse processo de validação. Como prever os riscos possíveis? Vamos lá?!

O primeiro passo, como vimos, consiste em documentar o seu modelo de negócios. O Lean Canvas é um modelo de documentação que já traz a ideia de pensar nos problemas e nas soluções possíveis, com foco nos clientes. Sendo assim, é o modelo que pode facilitar no processo de validação das ideias. O Lean Canvas apresenta os seguintes blocos: segmento de clientes, problema, solução, fluxo de receitas, proposta única de valor, canais, métricas-chave, estrutura de custos e vantagem competitiva.

Com o projeto documentado, pode-se iniciar a segunda etapa: identificar os riscos do empreendimento. A análise deve abranger o produto/serviço, os clientes e o mercado. Para isso, podemos começar refletindo sobre os seguintes aspectos:

• Do PRODUTO: O problema é relevante? A solução funciona? É possível criar um MVP e testá-lo em pequena escala para depois testá-lo em uma escala maior?

• Dos CLIENTES: Quem tem o problema? Quem serão os adotantes iniciais? Como entregar a solução?

• Do MERCADO: Há concorrência? Como atuam? Como precificar?

A análise de mercado também pode englobar pesquisas na internet, através das páginas de associações e cooperativas do setor de interesse, com o objetivo de buscar informações sobre as características do mercado, estatísticas de desempenho, concorrentes e perfil dos clientes. Reportagens sobre a área também podem ser usadas como fonte de informação, desde que sejam recentes.

Ao analisar melhor o produto, os clientes e o mercado, tente pensar nos seguintes pontos para começar a validação do seu projeto:

1. COMPREENSÃO DO PROBLEMA: Qual é o problema? (Produto); Quem tem o problema? (Clientes); Como é resolvido? (Mercado).

2. DEFINIÇÃO DE SOLUÇÃO: A solução funciona? (Produto); Quem serão os adotantes iniciais? (Clientes); Os preços estão adequados? (Mercado).

3. VALIDAÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO QUALITATIVAMENTE: Elaborar um MVP para testar - Os adotantes iniciais percebem o valor? (Produto); Como encontrar os adotantes iniciais? (Clientes); Estão dispostos a pagar? (Mercado).

4. VALIDAÇÃO DO PRODUTO/SERVIÇO QUANTITATIVAMENTE: Produção para um público maior - As pessoas desejam o produto/serviço?; Como oferecer em grande escala? (Clientes); É viável? (mercado).

Refletindo sobre esses pontos, é possível confirmar ou refutar algumas premissas iniciais, e assim, fazer os ajustes necessários no modelo proposto. No entanto, é a interação com os clientes que fundamenta a validação das nossas ideias. Iremos tratar de forma mais detalhada sobre isso na próxima semana. Fique de olho!

Mão na massa!

Bom, até aqui, vimos duas etapas do processo de validação: a documentação e a identificação de riscos. Vamos colocar esse conhecimento em prática?!

A proposta é que, em equipes, vocês pensem em um projeto empreendedor e façam o preenchimento do Lean Canvas da ideia. Para isso, vocês podem usar o seguinte aplicativo: Criar Lean Canvas.

Após essa documentação da proposta inicial, façam a análise dos riscos, conforme vimos nesta postagem. Pesquisem sobre o produto/serviço proposto, os possíveis clientes e sobre o mercado. Se necessário, após a pesquisa, façam ajustes no Lean Canvas elaborado. 

Desafio:

Que tal compartilharmos as nossas ideias através de blogs que dialogam? O desafio é que cada equipe crie um blog do seu projeto para compartilhar todo processo de validação da proposta. Vocês deverão criar o blog com o nome do projeto da equipe e fazer uma postagem inicial apresentando a equipe e a ideia do grupo. Na segunda postagem, apresentem o Lean Canvas produzido com um breve relato da pesquisa que realizaram sobre o setor de interesse. Animados?! Eu estou! Deixem o link do blog nos comentários dessa postagem, já quero conhecer!





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